Muitos são os desafios de quem deseja empreender, especialmente quando o cenário é de crise. No entanto, mesmo em momentos de crise, é possível sim, ter sucesso empreendendo e há algumas atitudes que mudam favoravelmente o ambiente empreendedor. Veja abaixo, algumas dicas para iniciar na frente quando o assunto é empreender, especialmente em tempos de crise.
Empreender é correr riscos
Quando se toma a decisão de empreender, o primeiro ponto a se pensar é o cálculo de riscos. O fato é que sempre haverá riscos. O sucesso ou fracasso do empreendimento depende muito do quanto se está preparado para iniciar as atividades, ou seja, para enfrentar os riscos ou não. Pois, não existe negócio de risco zero, há sim, como evitar muitos erros, aprender com os erros cometidos e corrigi-los durante a jornada empreendedora.
Para percorrer essa jornada com mais tranquilidade, são necessários alguns cuidados. Então, como se preparar para empreender? Veja abaixo algumas dicas para iniciar na frente.
Definir: produto ou serviço?
Definir inicialmente com o que se deseja trabalhar: produto ou serviço? Qual produto? Qual serviço? É importante ter consciência, que muitas vezes, o que o empreendedor deseja é economicamente inviável, por isso, o ideal é que seja feito antes de mais nada, um estudo detalhado, dentro do que foi escolhido para ofertar.
Por isso, é recomendado sempre, elaborar um bom plano de negócios. Se não conseguir fazer sozinho, o mais indicado é pedir ajuda de um profissional especializado. Isso vai economizar muito tempo, dinheiro e outros recursos.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado, é geralmente a primeira etapa do plano de negócios. Quem tem uma boa pesquisa de mercado, com certeza, sai na frente de muita gente.
Essa pesquisa deve ser feita antes do empreendimento nascer, já que é parte integrante do plano de negócios, que mostra se ele é viável ou não. Quanto mais rica em detalhes de informações ela for, melhor será sua aplicabilidade dentro da elaboração do plano de negócios. O que ajudará também, na elaboração de todo o planejamento econômico/financeiro.
Isso não quer dizer que a pesquisa de mercado seja feita uma única vez, não é isso, por vezes, haverá necessidade de atualizações. Tendo em vista que o mercado é dinâmico, os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de novidades.
Além disso, essa pesquisa trará dados como: quem são os concorrentes diretos e indiretos, quem serão os melhores fornecedores, qual será a melhor linguagem adotada pela marca para atrair de forma mais precisa o público alvo, entre outras. Ou seja, é fundamental elaborar uma boa pesquisa de mercado, para saber o mais precisamente possível todas as variáveis que podem interferir no negócio, de forma direta e indireta.
Plano de negócios
O plano de negócios é um documento essencial, para qualquer negócio que deseje sucesso. Ele vai mostrar claramente se o negócio é economicamente viável ou não.
Além disso, é possível ver com clareza: quem são os clientes, quem são os concorrentes, quem são os fornecedores, qual será a melhor estratégia de marketing e vendas, como será o pós vendas e atendimento ao cliente, entre outros pontos de extrema importância. Nele, estão desenhados e registrados toda a estrutura do empreendimento, incluindo etapas operacionais e gerenciais, além do planejamento de curto, médio e longo prazos.
Gestão financeira
Embora, muitos desses dados estejam também no plano de negócios, é preciso ter sempre na ponta da língua. Fazer uma boa gestão financeira é cuidar da saúde do negócio. Sem isso é impossível mensurar todo seu funcionamento, crescimento e lucratividade.
Algumas outras coisas são essenciais na gestão financeira, tais como: nunca misturar despesas pessoais com as despesas do negócio; definir capital de giro e mantê-lo sempre saudável; fazer reserva de emergência; criar reserva para investimentos e ficar sempre de olho no estoque, quando for o caso, e controlar desperdícios de recursos.
Também faz parte dessa gestão, entender bem os tributos, taxas e mensalidades inerentes ao negócio; ou seja, aquelas que fazem parte do funcionamento do negócio. Entender todas as obrigações legais e planejar cada uma delas. Entender o que são custos fixos, variáveis, despesas operacionais e não operacionais, entre outras.
Iniciar na frente
Depois de feito tudo que relatamos acima, é possível conhecer o negócio como a palma da mão, isso quer dizer: sair na frente de muita gente, que nem sequer sabem, do que estamos falando.
Entender que a pessoa jurídica, deve ser uma pessoa independente, isto é, ela precisa se auto sustentar. Com bom planejamento e gestão, o negócio poderá se tornar autossuficiente, gerar lucro e render muitos frutos. De posse de tudo isso, com certeza sairá na frente no mundo dos negócios.