Instituto Jane Fernandes

Como driblar a crise e fazer seu negócio vender mais

Muitos estudiosos dizem que o problema das crises mundiais não é a crise em si, mas a forma com que as pessoas lidam com ela, será mesmo? 

É bem verdade que ela sempre existiu, e muito provavelmente, sempre existirá. Se olharmos um pouco para história, vamos confirmar essa afirmativa. No entanto, a forma como se lida com essas crises, é o que faz toda diferença, principalmente quando estamos falando de negócios. Em todas as crises, há quem quebra e há quem aumenta assustadoramente o faturamento, vamos ver abaixo, alguns pontos que determinam o sucesso de quem passa pela crise, sem ser negativamente afetado por ela.

Sim, existem várias formas de driblar a crise e fazer seu negócio vender mais. Mas, sem dúvida alguma, a principal delas é entender bem o próprio negócio, entender qual é o seu propósito, o que ele entrega ao cliente, o que ele gera de bom na vida daquela pessoa, e acima de tudo, qual é o impacto desse negócio no mercado, e que patamares ele pode alcançar.

Entendendo melhor porque esse negócio existe, onde ele está, e onde pode chegar. Pode-se buscar alguns mecanismos necessários para driblar a crise e fazer o negócio vender mais, então, vamos trazer abaixo algumas dicas infalíveis:

PLANO DE NEGÓCIOS

Seu empreendimento tem um bom plano de negócios? Essa, é uma das ferramentas mais importantes para qualquer negócio que deseja ter sucesso.

Ele precisa estar bem estruturado, claro e alinhado com o propósito do negócio. Mas, pode ser feito a qualquer momento. Se ainda não tem, isso não é problema, pois poderá fazê-lo e já colocar em prática. 

É essencial situar o momento do negócio, saber onde o negócio está, e onde almeja chegar. Partindo disso, elabora-se uma trilha, com todo arsenal de ferramentas e estratégias, para se alcançar o objetivo principal, o sucesso do empreendimento. 

No momento da crise, o plano de negócios pode ser elaborado, revisto ou ajustado, para melhor atender as demandas, mas ele sempre será a base do planejamento de qualquer negócio, por isso, ele é tão importante.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tendo feito um bom plano de negócios, agora é hora de fazer um bom planejamento estratégico para alavancar os resultados, driblar as crises e fazer o negócio crescer.

Nesse planejamento estratégico, é preciso olhar atentamente, todos os pontos que podem interferir de alguma forma no bom andamento das atividades, tais como: planejamento financeiro, estratégia de marketing e vendas, atendimento e pós-venda, qualidade dos produtos e/ou serviços ofertados, inovação, dentre outros. Outros podem ser bem específicos de cada nicho ou segmento de negócio, mas em geral, os que citamos, são os principais.

INOVAÇÃO

Inovação é um conceito essencial, para qualquer empreendimento que deseja ter sucesso e driblar qualquer crise. Inovação, nada mais é do que oferecer com excelência, aquilo que o cliente busca, o que atenda o cliente de uma forma que ele fique totalmente satisfeito, e passe de cliente a fã do negócio.

É um ponto que precisa ser visto com bastante atenção. Acompanhar todo o trajeto do cliente, desde o momento de primeiro contato com a marca, até a pós venda, entender o que poderia agregar, melhorar ou facilitar a experiência desse cliente nessas etapas, faz toda a diferença. 

Foque na melhor experiência para o cliente, assim, ele sempre retornará e trará novos clientes. Depois de ter toda essa jornada do cliente bem registrada e analisada, fica mais fácil montar as melhores estratégias de vendas e captação de novos clientes.

MARKETING DIGITAL

O uso das plataformas digitais é uma realidade que todo negócio precisa acompanhar. A velocidade com que as novidades chegam, é imensurável, e precisa ser acompanhada pelo empreendedor. 

A empresa precisa ser vista para que seja lembrada, então, o planejamento estratégico de marketing precisa estar bem estruturado e com objetivos claros: atrair clientes, torná-los fãs, e fazer dele um multiplicador de novos clientes. 

Dicas que já podem ser colocadas em prática para driblar a crise e vender mais

Organizar bem o financeiro: registrar diariamente entradas e saídas, consultar reserva de emergência e verba para investimentos. Olhar atentamente o estoque, se for o caso de produtos, pois, estoque parado é dinheiro parado, e pode se tornar prejuízo ao longo do período. Depois disso, pode-se ver a possibilidade de liquidações e/ou promoções casadinhas, para desencalhar o estoque parado, e gerar fluxo de clientes. 

Ficar sempre atento às novidades do setor é um diferencial, tendo em vista, que o consumidor está cada dia mais exigente e em busca de novidades. Ver o posicionamento da empresa nas mídias sociais. Conversar com alguns clientes para entender como está sendo o relacionamento com eles, o que eles buscam, de que forma ele seria melhor atendido. É isso que faz o cliente comprar no estabelecimento A e não no estabelecimento B, é tudo isso que faz vender mais em momentos de crise.

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