Instituto Jane Fernandes

Entenda as taxas mensais ao ter uma franquia

Afinal de contas, entregar um modelo pronto requer muito investimento, e para esse investimento ter retorno é preciso um bom plano de estruturação e manutenção. Por isso, definir taxas de cobrança aos novos franqueados faz parte do plano de ação, manutenção e crescimento da marca franqueadora.

Por outro lado, nem sempre as franquias cobram taxas mensais, isso vai depender muito do segmento, modelo e estruturação do negócio em si, o que vamos ver melhor, logo abaixo:


Que taxas são cobradas pelas franqueadoras?

Antes de tudo, é preciso entender bem que algumas franquias cobram determinadas taxas, e outras não. Isso vai depender muito do próprio modelo estratégico da franquia e do plano de crescimento e prospecção dessa marca.

Importante ressaltar, que todos esses detalhes, precisam estar claramente expressados na COF (Circular de Oferta de Franquia). No entanto, muitas vezes essas taxas não estão previamente determinadas, e podem surgir ou sair, conforme acordo entre as partes. O imprescindível, é que essas informações sejam mais claras possíveis, além de atender à ambas as partes, a final de contas, o negócio precisa ser bom, tanto para franqueados, quanto para franqueadores.


Principais taxas cobradas

As principais taxas cobradas pelos franqueadores são: 

Taxa de franquia: é uma espécie de taxa de licença de funcionamento e uso da marca, cobrada pelo franqueado, pela transferência de todo conhecimento por ele adquirido ao longo dos anos. Nessa taxa, pode está incluído todo o treinamento inicial, ajuda na implantação, viabilização e operação do negócio. Ela é cobrada uma única vez, no ato da validação do contrato, e muitas franquias facilitam o pagamento, dividindo em várias parcelas, e isso pode gerar um pagamento mensal, tudo isso, para facilitar o acesso do franqueado ao seu modelo de negócio. 

Vale lembrar, que nem todas as franquias cobram essa taxa. Muitas delas, preferem não cobrar, para assim atrair mais investidores e expandir o reconhecimento da marca de forma mais rápida.

Taxa de Royalties: é uma taxa cobrada pelo uso da marca, e por todo conhecimento repassado ao franqueado. Além disso, pode incluir: uso de tecnologias, fornecimento de produtos, pesquisas de melhoramento, entre outros. Nesse sentido, o franqueador cobra uma taxa mensal, baseada no faturamento bruto da unidade franqueada, e esse percentual varia entre 4% e 10%.

Geralmente essa verba é utilizada em prol do crescimento da marca e assistência aos franqueados, e é geralmente revertida em: treinamentos, suporte, estudos de novos produtos, pesquisas de mercado e inovação. No ramo de serviços, essas taxas podem ser menores, tendo em vista não necessitar de fornecimento de produtos, o que pode baratear bastante o custo da operação. 

Taxa de Propaganda: é uma taxa de marketing e propaganda. Algumas franquias cobram um valor fixo mensal, e outras, um percentual do faturamento bruto (que podem variar entre 2% e 5%). Essa taxa é convertida em um fundo, onde todos os franqueados devem ter acesso e conhecer todo detalhamento de uso desses recursos. Nele está incluso: estratégias de marketing, campanhas, planos e ações de promoção e divulgação da marca.

Taxa de sistemas: é uma taxa cobrada pelo uso tecnologias e sistemas que demandam alto custo, por isso, nem todas as franquias cobram essa taxa, apenas quando há uso de softwares ou aplicativos específicos. Se for cobrado, deve incluir: manutenção e assistência técnica, atualizações de software, implementação de tecnologias e aplicativos, manutenção de sites e sistemas integrados.  Essa taxa pode ou não ser cobrada mensalmente, isso vai depender do acordo estabelecido entre as partes.

Taxa de serviços: é uma taxa que pode ser cobrada, caso haja solicitação de algum outro tipo serviço, que não esteja especificado no contrato. Por isso, é importante ficar bem atento ao contrato, e se poderá haver necessidade de algum serviço extra, ao longo do desempenho das atividades, se esse serviço não estiver contemplado no contrato, poderá ocorrer cobrança de taxa mensal não planejada.


Avaliação dos investimentos e custos da franquia

É importante avaliar bem o investimento, os custos operacionais, e outras despesas provenientes de cada modelo de franquia, antes de optar por uma delas. Isso quer dizer, que essas informações precisam está dentro das expectativas e alinhadas ao objetivo, bem como, dentro da disponibilidade de recursos do investidor. 

Quando não se tem muita noção de como fazer essa avaliação por conta própria, o mais indicado é contratar um especialista no assunto, assim é possível economizar tempo e dinheiro, além de chegar ao ponto desejado bem mais rápido. De toda forma, entender bem os números, o ramo de atividade e a gestão do negócio, é imprescindível para qualquer empreendedor que busca resultados, sejam eles de curto, médio ou longo prazos.

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