Todo bom empreendedor precisa ficar atento ao crescimento do seu negócio, quando se percebe que há um crescimento bem além do esperado, e somado à isso, consegue enxergar grandes chances de maior crescimento, muitas vezes o empreendedor pensa em transformar seu modelo de negócio em uma franquia. Ou até mesmo, se o empreendedor sabe que teve uma grande sacada, e pensa que em pouco tempo pode transformar seu negócio em franquia. Surge então uma grande questão: como saber se minha empresa pode virar uma franquia?
Como funciona a franquia
Um dos primeiros passos para transformar um negócio em franquia, é entender bem como funciona esse modelo de negócio e como ele está regulamentado no Brasil. A lei mais recente que regulamenta as atividades e permissões de franquias no Brasil, é a lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019. Essa lei começou a vigorar em 26 de março de 2020, e é a que está valendo atualmente; ela revogou integralmente, ou seja, substituiu a lei anterior, a lei nº 8.955 de 1994.
A nova lei foi aprovada, com o intuito de trazer mais transparência, nas negociações entre franqueados e franqueadores no território brasileiro. Determinou que a COF (Circular de Oferta de Franquia), deve conter necessariamente algumas informações essenciais, tais como: regras de concorrência territorial entre as unidades próprias; regras de transferência ou sucessão; prazo contratual e condições de renovação; penalidades, multas e indenizações; quotas mínimas de compra junto ao franqueador, se houver; existência ou não de conselho ou associação de franqueados. Para quem deseja ser franqueador ou franqueado, o estudo dessa lei é obrigatório, por isso, o ideal é estudá-la na íntegra.
Mas, é importante entender que a nova lei surgiu, com o propósito de trazer adequações que foram surgindo ao longo do tempo, e que a antiga lei já não contemplava. Foi então, que a partir de 2012, iniciaram-se vários estudos e análises, encabeçados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) visando propor uma nova lei, que atendesse as novas demandas, provenientes do acelerado crescimento do setor no Brasil, trazendo maior transparência aos dados e maior segurança para os investidores.
A nova lei também dificulta que empresas que não atendam aos requisitos se tornem franqueadores, por isso, vamos listar abaixo alguns desses.
requisitos
Requisitos para se tornar um franqueador
Então, como saber se minha empresa pode virar uma franquia?
Partindo do princípio, que a proposta da franquia é entregar, um modelo de negócio pronto, para outros empreendedores, há algumas exigências para que o negócio se torne de fato uma franquia. Afinal de contas, esse modelo será replicado, na íntegra, por outros empreendedores e deve estar o mais impecável possível, atendendo todos os critérios legais e gerenciais que todo bom negócio deve ter.
Por isso, e empresa precisa ter: um bom planejamento estratégico de pelo menos 5 anos; registro de marca nos órgãos competentes; mapeamento padronizado de processos; estrutura de treinamento, acompanhamento e suporte para novos franqueados; planejamento de marketing e vendas bem definidos; contrato e COF dentro dos padrões, juridicamente seguros e confiáveis; entre outros.
Durante o processo de formatação de toda essa estrutura, tudo deverá ser registrado, inclusive o tempo de retorno do investimento, capital investido, rede de fornecedores e clientes, plano de gestão e marketing, pesquisas de mercado, tudo… tudo mesmo.
Reconhecimento de marca
Além de tudo que já citamos acima, a empresa que pretende se tornar uma franquia precisa ter um respaldo social, ou seja, precisa se tornar uma marca reconhecida no mercado.
Para isso, ela precisa ser bem vista, aceita e reconhecida pelo mercado consumidor. Isso não é uma tarefa das mais fáceis. Exige que se apresente sempre, altos padrões de qualidade, que se estendem por toda cadeia de produção, exposição e distribuição, até chegar ao consumidor, e obviamente passando pela excelência no atendimento. Tendo cumprido essa etapa, o processo de reconhecimento é automaticamente expandido pela divulgação e estratégia de marketing adotadas. Tudo isso deve ser retroalimentado por elementos inovadores, até chegar no ponto certo, objetivado pelo dono do negócio.
Negócio bem estruturado, pode se tornar franquia
Um negócio que já nasce bem estruturado, organizado e com grandes perspectivas de crescimento, tem grandes chances de se tornar um modelo de franquia em pouco tempo de funcionamento. Isso porque, todo processo de crescimento deve, necessariamente, está devidamente registrado, e com isso, sua legitimação se torna incontestável, confiável e segura para adaptação ao modelo de franquia.
Mesmo assim, é preciso ter em mente que, transformar um modelo de negócio em franquia exige cautela, organização e muito cuidado com a estruturação do modelo, pois, isso é basicamente, o que vai fazer a franquia ter sucesso ou não, nenhum detalhe do know-how pode ficar de fora dessa estrutura, para não comprometer o bom andamento do negócio e reconhecimento da marca pelo mercado.